Viagem de Estudo para Florianópolis

5ºano do Ensino Fundamental I

5ºano conhecendo um pouco mais sobre Florianópolis

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental  I, fizeram uma viagem de estudo nesta sexta-feira (23/08), a Capital do Estado de Santa Catarina – Florianópolis, buscando conhecer um pouco mais sobre a história da Cidade e sua importância na preservação do Meio Ambiente.

A visita foi acompanhada pelas professoras Eliane Martins, Gertrudes, Milene, Zanandrea, Darlaine e Nilcéia, com as acompanhantes Simone e Karine. Lá eles visitaram o Projeto Tamar, passearam na praia, almoçaram, conheceram os mangue e a Fortaleza de Santana.

Projeto TAMAR

O Tamar tem suas ações de educação ambiental dirigidas prioritariamente para as escolas de ensino fundamental e médio.

O Projeto atende em média seis mil alunos por ano.

Conta com infraestrutura que inclui cinco tanques de observação com exemplares de quatro das cinco espécies de tartarugas marinhas que desovam no Brasil.

Mangues

Os manguezais são ecossistema sob influência das marés, onde se desenvolve uma vegetação característica.

Possuem fauna composta por espécie de origem terrestre e aquática.

Em função de sua riqueza biológica são considerados “berçários” naturais.

Os manguezais são áreas reconhecidas ambientalmente e legalmente como importantes de serem preservadas

Fortaleza de Santana

Fortaleza de Santana foi construido em 1761 – possui uma posição dominante na altura do estreito entre a ilha de Santa Catarina e o continente, destinando-se à defesa do antigo ancoradouro da Vila de Nossa Senhora do Desterro – a atual cidade de Florianópolis

Depois de 1907, serviu como estação meteorológica, até ser tombado e restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e repassado à Polícia Militar de Santa Catarina.

Desde 1975, abriga o Museu de Armas da PM Major Lara Ribas, que exibe armas históricas, peças centenárias recolhidas pelo major entre 1938 e 1945, réplicas de fardamentos, fotografias e insígnias, entre outros objetos.