São Bento em foco
Tempo de leitura: 2min
Homenagens ao Patrono São Bento
No dia 06/07, fizeram memória de alguns aspectos importantes de sua vida!
As Irmãs Beneditinas da Divina Providência, tem São Bento como Protetor e Pai, pois, desde as origens, ele foi um sinal distintivo do espírito da Congregação, de quem receberam o nome de “Beneditinas”.
Nesta semana que antecede seu dia, 11 de julho, recordam um pouco de sua vida e virtudes.
O Colégio São Bento, leva o nome desse grande homem!
No dia 07/07, nos recordam da gruta.
As nossas Fundadoras, Maria e Giustina Schiapparoli, sempre nutriram uma filial veneração por São Bento, de quem procuraram imitar suas virtudes e seguir o seu lema de vida: “ORA ET LABORA”, que significa “Reza e Trabalha”.
No dia 08/07, nos recordam da Origem da Medalha.
A origem da Medalha de São Bento se deve ao uso que ele fez do “Sinal da Cruz” contra os assaltos do mal e dos perigos, o que deu origem a esta oração, conhecida como: “Exorcismo de São Bento”:
“A Cruz sagrada seja a minha luz. Não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que me ofereces; bebe, tu mesmo, teu próprio veneno!”
São Bento – Rogai por nós!
No dia 09/07, nos recordam a Hospitalidade.
Seu lema: “Ora et Labora” (Reza e Trabalha) e as lições de sua intensa Espiritualidade são valores que nós, Irmãs Beneditinas da Divina Providência, procuramos viver e testemunhar, no mundo atual.
Procuramos, no dia-a-dia de nossa Vida Religiosa, seguir seus ensinamentos e viver suas virtudes de humildade, busca de Deus, amor ao trabalho, silêncio, paz, equilíbrio e acolhimento.
Todos os dias, nós Irmãs, recordamos a sua vida de santidade e invocamos a sua intercessão e proteção. São Bento – Rogai por nós!
No dia 09/07, nos recordam a Vida Eterna.
Em 21 de março de 547 d. C., São Bento morreu santamente, rodeado por seus monges, enquanto rezava na Capela.
Porém, desde os fins do século VIII, sua memória litúrgica é celebrada, por toda a Igreja, no dia 11 de julho.
Por causa da grande influência que ele exerceu sobre toda a Europa, ele recebeu o título de Patriarca do Monaquismo Ocidental e Padroeiro da Europa.