Regras de boa convivência

Educação Infantil

As regras de boa convivência, construídas com a turma, ajudam a compreender que nem sempre se pode fazer tudo que se deseja e contribui para que a criança compreenda e aprenda, com a convivência diária e por meio de diversas experiências, sobre si e sobre o outro.

Deste modo, construindo conhecimento, estamos caminhando para reforçar atitudes que resgatam valores e estabelecem limites.

Com o projeto RESGATANDO VALORES, nossas crianças participaram da experiência de conhecer e utilizar uma cadeira de rodas, andador e práticas relacionadas a pessoas com pouca/baixa visão.

Podemos afirmar que até o momento, foram vivências muito significativas, pois favoreceram a compreensão das diferenças.

De certo modo, reforçaram a necessidade de coletividade e respeito, como também a importância dos relacionamentos interpessoais, uma vez que, o ambiente escolar é um dos principais espaços no qual a criança tem a oportunidade de construir laços mais que especiais.

O objetivo do projeto é ressaltar a importância de incluir as pessoas com deficiência em nosso dia a dia, indo além da sala de aula, rompendo os muros da escola, e saber que essa construção, traz grandes benefícios à todos.

De fato, a inclusão está sendo tema de reflexão, partindo da fala inocente de cada criança ou em cada experiência trazida de casa, resgatando o compromisso com o bem estar do outro.

Com certeza, a frase Eu Vou Mudar o Mundo, Pode Acreditar… terá muito mais sentido a partir de agora!

Professora Tamires e Morgana – Maternal III A e B