Mês Dedicado às Vocações

Gincana Vocacional

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma a pedir a Deus sacerdotes, religiosos, famílias e leigos que sejam verdadeiros  sinais de comunhão e unidade no seio da Igreja.

“Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi …”
                                            (Jo 15,16)

Durante o mês cada domingo é reservado para a reflexão e celebração de uma determinada vocação, seu intuito é ser um tempo especial de reflexão e oração pelas vocações e ministérios.

No primeiro domingo do mês, celebra-se a vocação para o ministério ordenado: diáconos, padres e bispos; no segundo, a vocação para a vida e a família (atenção especial aos pais); no terceiro, a vocação para a vida consagrada: religiosos e consagrados, e por fim, no quarto, a vocação para os ministérios serviços na comunidade.

Durante essa semana a Equipe de Animadoras Vocacionais das Irmãs Beneditinas da Divina Providência da Província “Mãe da Divina Providência” realizada no Colégio São Bento, promovem a 2ª GINVOC – Gincana Vocacional.

A animadoras vocacionais são irmãs de várias comunidades religiosas das IBDP que este ano é composta: Irmã Poliana – Colégio São Bento, Irmã Sônia Cruz – São José dos Pinhais, Irmã Max – Nova Veneza, Irmã Maris Stela – Balneário Gaivota, Noviça Leonor – Curitiba, Aspirante Milena – Curitiba.

Desenvolvem atividades recreativas com os alunos do Ensino Fundamental séries iniciais até o 8ºano e Palestras para o 9ºano e Ensino Médio, chamando-os a refletir e entender: O que é vocação? Quem ele chama? Qual é a primeira Vocação? Quais os tipos de Vocação? Entender o que é a Vocação Cristã, Leiga, Matrimonial, Sacerdotal e Religiosa. Quais são os sinais de Vocação.