Abertura do Jesb e Jesbinho

Jogos Escolares São Bento

Abertura do 44º JESB e 28º JESBINHO,

“São Bento, 74 anos mudando o mundo”

Aconteceu na última quarta feira, dia 03 de julho, na quadra principal do Colégio São Bento, a Abertura do Jesb e Jesbinho Jogos Escolares São Bento.

São Bento, 74 anos mudando o mundo, é o tema que tem por finalidade valorizar quem fez parte da história esportiva do Colégio São Bento, junto das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, que são as autoras dessa obra.

Nessa oportunidade, em que nos unimos em torno do esporte, queremos, também, destacar a história e obra da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência, cujas fundadoras foram Maria e Giustina Schiaparolli, duas italianas que amaram sua pátria e dedicaram atenção especial às meninas abandonadas nas ruas de seu país.

Assim, por esse amor dedicado a elas, por sua caridade, misericórdia e por todo o bem feito, bem como sua extensa obra, Maria e Giustina, se tornaram, hoje, as Servas Veneráveis de Deus, a quem podemos interceder.

Nesses 74 anos de fundação do Colégio São Bento, é importante ressaltar que nossos Jogos Escolares têm por finalidade promover, através da prática desportiva, a inter-relação sócio-afetiva, educacional e cultural entre as crianças e jovens que fazem parte dessa escola, oferecendo a cada um, a oportunidade de participar da construção da cidadania, elevando os ideais de fraternidade, solidariedade, união e paz

É importante dizer que, hoje, as equipes do Colégio São Bento são respeitadas pelos atletas de outras escolas pelos resultados que apresentam, mas, sobretudo, porque “aqui” a Educação Física e os treinamentos são realizados com afinco e disciplina, uma vez que se acredita que o esporte é uma maneira eficaz de dar um futuro melhor às nossas crianças e adolescentes.

Sabemos, por outro lado, que o esporte é movido pela competição, mas representa, também, cidadania, responsabilidade, respeito ao próximo e ao adversário. E, por isso, é também dedicação, esforço, desafio e superação… Essas razões fazem o Colégio São Bento investir no esporte, com o objetivo de formar atletas sim, mas, antes de tudo, cidadãos de bem, capazes de transformar o mundo.

Os ex-atletas São Bento, que durante sua vida escolar,  fizeram história no mundo esportivo, alguns tendo elevado o nome dessa escola em competições de alto nível, como: campeonato italiano, espanhol e irlandês de futsal; liga nacional e seleção brasileira de futsal e vários atletas na seleção brasileira e estadual em diversas modalidades, foram convidados para desfilar na quadra ao som do Hino do colégio.

Apresentações Artísticas

Alunas do 2º e 3º anos trazem para o público, os movimentos suaves, delicados e sincronizados do balé, coreografado pela professora de Educação Física Elaine ao som da música “A valsa da bailarina”.

E para homenagear a terra de origem das fundadoras, os alunos dos 8ºs ano, apresentaram ao público a alegria da Tarantela, mostrando a leveza, a originalidade e a beleza da dança italiana.

Já os alunos da 2ª série do ensino médio trouxe o frevo. Ritmo musical com origem no estado de Pernambuco, declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco, em 2012.

A Orquestra de Metais do Colégio São Bento, regida pelo maestro Pedro Apolinário, demonstrou toda sua harmonia, beleza, ritmo e afinação executando as músicas: Dona Maria, Havana e Jenifer,