Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Imagem do Banner
Imagem do Banner

Proposta Pedagógica

PRESSUPOSTOS NORTEADORES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 1ª À 4ª SÉRIE DO COLÉGIO SÃO BENTO Informar a comunidade escolar do modo de ser e de fazer Educação no Colégio São Bento, significa dizer que um de seus maiores objetivos é, justamente:

"Estabelecer contato com a família do aluno São Bento, inteirando pais ou responsáveis de todos os aspectos que concorrem para o processo de elaboração da aprendizagem de seus filhos na instituição escolar". Aspectos Teórico - Metodológicos:

a) LINHA PEDAGÓGICA DE AÇÃO: Fundamenta-se na proposta sócio-interacionista de Vigotsky, Emília Ferreiro e Piaget, onde a criança constrói e se apropria do conhecimento a partir de suas experiências e daquelas estabelecidas em interação com outro.

b) METODOLOGIA DE ENSINO: Educação Infantil O desenvolvimento dos conteúdos dar-se-ão por eixo de trabalho, compreendendo 6 eixos: Movimento, Música, artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e sociedade e Matemática. Dentro de cada eixo serão promovidas atividades diversificadas como: trabalhos individuais trabalhos de grupo, teatros, excursões vídeos, feiras, projetos, parque, canto, produções de texto enquanto unidade de construção e apropriação da leitura e da escrita. Contudo, é importante salientar que:

- Nas classes de Alfabetização, focaliza-se mais a construção da leitura e da escrita;

- No Jardim II, além da fixação dos conceitos básicos, há uma grande iniciação da alfabetização através do estudo do alfabeto e certa ênfase à matemática;

- No Jardim I, a preocupação maior está voltada para a internalização dos conceitos básicos como: cor, forma, tamanho, espessura, comprimento, posição, textura, numerais, linguagem oral e estímulo à escrita;

- No Maternal, a atenção está voltada para a socialização da criança na escola e com o outro. trabalha-se também a questão da autonomia nas tarefas básicas de convivência e, ainda, o estímulo à internalização dos conceitos básicos. Ensino Fundamental de 1ª à 4ª Série O desenvolvimento dos conteúdos dar-se-ão por disciplinas. Dentro de cada disciplina serão promovidas atividades diversificadas como: trabalhos individuais, trabalhos em grupo, teatros, viagens de estudo, vídeos , relatórios, feiras, maquetes, uso de mapas, globo, entrevistas, produções literárias e artísticas, confecção de cartazes, experimentações científicas, aulas diversificadas de Educação Religiosa, palestras com profissionais diversos, pesquisas bibliográficas e de campo, etc.

c) PROJETOS DESENVOLVIDOS:

1- 1º dia de aula

2- Carnaval Infantil

3- Campanha da Fraternidade

4- Celebrações Pascais e Visita do Coelho

5- Confraternização de Páscoa

6- Sessões Cívicas

7- Homenagem às Mães

8- Gincana Cultural

9- Festa da Família

10- Meio Ambiente

11- Dia de São Bento

12- Festa Julina Interna

13- Retorno às Aulas

14- Dia do Estudante

15- Homenagem aos Pais

16- Folclore

17- Exposição de Artes

18- Semana da Pátria / Desfile Cívico da Educação Infantil

19- Feira Cultural da Educação Infantil

20- JESB e JESBINHO

21- Semana da Criança

22- Dia do Professor

23- Semana Literária

24- Dia do Amigo

25- Lançamento do Livrinho

26- Tarde de Socialização

27- Formatura do CA

d) SISTEMA DE AVALIAÇÃO:

Educação Infantil

A avaliação ocorrerá em caráter descritivo, de forma global, possibilitando, prioritariamente, ao aluno, a apropriação das competências e conhecimentos de cada eixo de estudo, através da utilização de diversos instrumentos avaliativos, como: observação, registro dos avanços e dificuldades das crianças, trabalhos individuais, trabalhos coletivos, sondagens escritas, teatros, excursões, vídeos, feiras, projetos, etc.. observando os seguintes critérios:

- assiduidade, pontualidade

- responsabilidade, esforço, interesse e participação

- disciplina, limites - organização

- atenção

- linguagem oral e escrita, vocabulário

- leitura - interpretação e compreensão

- ordenação de idéias

- raciocínio-lógico

- opinião crítica

- criatividade

- autonomia

- sensibilidade

- cooperação/colaboração

Ensino Fundamental de 1ª à 4ª Série

A avaliação será global e reunirá padrões de qualidade e quantidade respectivamente, possibilitando, prioritariamente, ao aluno, a apropriação das competências e conhecimentos de cada disciplina.

Assim, a avaliação do aproveitamento do aluno será atribuída pelo professor de cada série e turma correspondente, sob a forma de atividades realizadas em cada disciplina, em classe e extra-classe, que corresponderá a:

- 2 testes (valor 5,0 cada um ou outros valores estabelecidos pelo professor).

- trabalhos individuais ou coletivos diversos (valor atribuído pelo professor de 2,0 a 10,0, totalizando no montante de trabalhos, o valor 10,0. Ex: Em GEOGRAFIA, foram dados 3 trabalhos com os seguintes valores:

maquete 3.0

pesquisa em grupo 5.0

confecção de mapa 2.0

Total de trabalhos 10.0

- Nota de participação (valendo 10.0), observando os dez critérios abaixo relacionados: (Valor 1.0 cada critério).

assiduidade

responsabilidade

disciplina/limites

esforço e interesse

organização

atenção

criticidade

criatividade

autonomia

sensibilidade

De posse de todos esses elementos, o professor fará a média do aluno, em cada bimestre, utilizando a média aritmética:

 

DA RECUPERAÇÃO PARALELA

A Recuperação Paralela será promovida ao aluno que não conseguir ou sentir dificuldade em apropriar-se do conhecimento sistematizado em sala de aula, durante os quatro (4) bimestres do ano letivo e cujo aproveitamento escolar for inferior a 50% em qualquer disciplina. As recuperações paralelas ocorrerão em classe ou extra-clase, nos momentos mais oportunos do processo de elaboração da aprendizagem. Aos alunos que apresentarem dificuldades maiores e mais complexas com relação à aprendizagem, serão oferecidas aulas de reforço, em período extra-curricular, para melhor atendimento às diferenças individuais. Concluído o momento pertinente à recuperação paralela, serão dadas aos alunos, novas oportunidades de avaliação, que denominar-se-ão "Reavaliações".

Estas poderão ocorrer de forma oral e escrita, ficando a critério do professor, o gênero do instrumento de avaliação a ser utilizado.

 

DO REGISTRO DA AVALIAÇÃO

O registro da avaliação será feito pelo professor de cada turma ou disciplina e ficará expresso, primeiramente, no formulário de avaliação e freqüência do professor e, em seguida, no boletim de aproveitamento escolar do aluno, em cada bimestre do ano letivo, em forma de nota numérica, nos valores de um (1) a dez (10), dependendo do rendimento de cada aluno. O processo de recuperação paralela e o resultado das reavaliações também deverão sofrer registro no formulário de avaliação e freqüência.

 

DA APROVAÇÃO E REPROVAÇÃO DO ALUNO

Para garantir a devida aprovação durante o ano letivo, o aluno deverá atingir, pelo menos, 50% de aproveitamento em cada disciplina, podendo para isso, usufruir da recuperação paralela e das novas oportunidades de avaliação "reavaliações" na disciplina que se fizer necessário, como também do processo de exames finais em todas as disciplinas e ,ainda, de uma última avaliação em apenas uma única disciplina, caso for necessário.

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE 5ª À 8ª SÉRIE E ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO SÃO BENTO

A avaliação não é apenas medir, comparar ou julgar. A avaliação tem grande importância social e política, presente em todas as atitudes e estratégias colocadas pela escola. É através da avaliação que se obtém informações e subsídios para favorecer o desenvolvimento integral do aluno, tendo a possibilidade de adotar procedimentos para correção e melhorias no processo, planejando e redirecionando o trabalho pedagógico.

 

QUERIDO ALUNO, FIQUE ATENTO EM SEUS DIREITOS E DEVERES.

· Ao longo do bimestre, devem ser aplicadas, no mínimo duas(2) avaliações por disciplina. · Se o aproveitamento do aluno for insuficiente, serão adotadas medidas de recuperação paralela, não havendo porém uma nova avaliação “para melhorar a nota”. O objetivo principal é que ocorra aprendizagem. O aluno terá uma terceira nota de participação, com peso 10,0. O professor usará os seguintes critérios para esta nota:

 

CRITÉRIOS PARA NOTA DE PARTICIPAÇÃO:

· Tarefas e trabalhos feitos com assiduidade;

· respeito e bom relacionamento com colegas, professores, direção, coordenação, orientação e funcionários;

· participação positiva em todas as atividades escolares;

· responsabilidade com materiais;

· disciplina e pontualidade.

 

SAIBA TAMBÉM QUE:

· É proibida a saída de alunos durante a aula para tirar xerox, dar avisos a colegas, professores e demais funcionários.

· Você deverá agendar horários de atendimento com psicóloga, somente para o período vespertino.

· É proibido o uso de aparelho celular, “Disc man”, baralho de truco em sala de aula, podendo o professor recolher esses objetos, caso você os esteja utilizando durante a aula, entregando-os no final da aula.

 

LEMBRE-SE:

A assiduidade e pontualidade são características pessoais necessárias para o crescimento pessoal, social e profissional. ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

 

Elaborado por:

- Alícia: Orientadora Pedagógica da Educação Infantil e da 1ª a 4ª Série do Ensino Fundamental

- Heloísa: Orientadora Pedagógica da 5ª a 8ª Série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio