Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Imagem do Banner
Imagem do Banner

Congregação

Histórico da Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência

 

A Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência teve origem em Voghera, norte da Itália, no ano de 1849 pelas Irmãs Giustina e Maria Schiapparoli.

A Congregação recebeu o nome de São Bento, especial protetor, cujos princípios de vida orientam a sua espiritualidade, expressa no lema "ORA ET LABORA", que se destaca no escudo da Congregação e da Divina Providência que a fez nascer e a quer humilde instrumento de caridade.

O apostolado específico da Congregação é de acolher, assistir e educar a infância e a juventude. As Irmãs Beneditinas da Divina Providência, fiéis ao Carisma da Congregação e sensíveis aos apelos da Providência, dedicam-se também às obras caritativo-assistenciais, nos hospitais e asilos, conforme o espírito das Fundadoras, procurando continuar a missão de Cristo, o "bom Samaritano".

Em 1936, atendendo ao chamado de Cristo, impulsionada pela confiança na Divina Providência, a Congregação abre-se às necessidades da Igreja Missionária.

Superando grandes dificuldades, o primeiro grupo de sete religiosas parte para o Brasil a pedido do Vigário, do Médico e da População de Nova Veneza - Santa Catarina.

No dia 6 de fevereiro de 1936, do porto de Gênova, partem dispostas a atravessar o Atlântico. Somente com a força do Senhor e com a força do ideal missionário, as Irmãs conseguem partir e superar as barreiras da longa e extenuante viagem. Hoje, as Irmãs Beneditinas da Divina Providência estão presentes nos Estados de. Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Maranhão, Piauí e Goiás, Espírito Santo, Bahia, Amazonas. Seguindo o exemplo das Irmãs Missionárias, que tornaram possível a concretização da "missão brasileira", outras Irmãs partiram para terras estrangeiras.

Em 1984 foram para a África; em 1987 para a Bolívia e no ano de 1991 iniciaram um trabalho na Romênia, 1996 para a Índia, tem missão também no México, Albânia.

Desta Forma, o Reino de Deus se espalha e na simplicidade e empenho de todas, a mensagem de Jesus Cristo vai sendo mais conhecida e vivenciada.

 

"CONFIO NA DIVINA PROVIDÊNCIA NA QUAL SE APÓIA A NOSSA OBRA". (Ir.Giustina) "O TEMPO DIRÁ QUE FOMOS FIÉIS" O DIA-A-DIA DA IRMÃ BENEDITINA

 

Todos os dias as Irmãs celebram os louvores de Deus pela Eucaristia e pela recitação da Liturgia das Horas. A ORAÇÃO é o ponto central da vida da irmã; é o coração de sua Consagração a Deus e a sua força. Confortadas pela Eucaristia, as Irmãs buscam sempre novas forças para iniciar uma nova vida de trabalho, de serviço e de comunhão.

Juntas, na ORAÇÃO e no TRABALHO, colocam em comum: alegrias, tristezas, idéias, oração, trabalho e perdão. Diariamente, as Irmãs reservam uma hora para meditação e oração, no aprofundamento e conhecimento da PATERNIDADE PROVIDENTE DE DEUS e faz dela motivo de sua vida consagrada

As Irmãs marcam presença em todos os momentos, sempre com incansável dedicação, simplicidade e humildade de vida, diante do povo de Deus.

 

"O APOSTOLADO ESPECÍFICO DA CONGREGAÇÃO É ACOLHER, ASSISTIR E EDUCAR A INFÂNCIA E A JUVENTUDE, ESPECIALMENTE A POBRE E MARGINALIZADA OU POSTA EM CONDIÇÕES PERIGOSAS."

 

Oração para obter a fidelidade ao carisma das fundadoras.

 

Senhor, nós vos adoramos e agradecemos pelos dons concedidos às nossas fundadoras Giustina e Maria Schiapparoli, que, sensíveis aos apelos de vossa Divina Providência e dóceis instrumentos nas vossas mãos, doaram-se totalmente à juventude, especialmente pobre e abandonada, sem descuidar os doentes e os anciãos solitários e sofredores. Concedei também a nós, por intercessão de Maria Santíssima, Mãe da Divina Providência o dom de colocarmo-nos, na fidelidade ao Carisma da nossa Congregação, a serviço da Igreja e do mundo.

Ajudai-nos a ser para os irmãos um prolongamento do vosso amor para que simples e humildes, possamos doar a paz e a serenidade às pessoas a nós confiadas e fazer de nossa vida um harmonioso cântico de Oração e Trabalho, na busca alegre da vossa vontade. Assim seja.

DIVINA PROVIDÊNCIA QUER DIZER: DEUS OLHANDO COM CARINHO PARA NÓS! A PROVIDÊNCIA DIVINA está ao nosso lado as 24 horas. Desde o amanhecer até o anoitecer a Divina Providência marca presença em nosso meio, através de nossos professores, funcionários, alunos, pais, Irmãs...

O nosso dia é marcado pela presença "qualidade", presença que transforma e dá uma forma. Você, professor(a), é um instrumento da DIVINA PROVIDÊNCIA, através de sua dedicação, pontualidade, assiduidade, respeito, alegria e entusiasmo que procura manifestar a cada aluno(a) que vem ao seu encontro, que tem sede de conhecimento, de saber, de novas descobertas...

Você, que sempre tem uma palavra de ânimo e conforto para cada um(a) que se aproxima de você...

A vida que nasceu do amor de Deus continua a perpetuar-se pelo mistério do amor humano.

Você, funcionário(a), marca presença com sua simplicidade, dedicação e interesse pelo seu trabalho. O trabalho feito com amor nos aproxima de QUEM É AMOR. Deus quer que a nossa vida seja semelhante à SUA e que o nosso trabalho O glorifique. Através dos pequenos gestos como: juntar papel no chão, varrer o pátio, limpar os banheiros, limpar as carteiras, você manifesta a presença atuante da Divina Providência.

Quando Deus mora no coração do homem, a vida no trabalho adquire o seu valor máximo, a sua beleza perfeita e a sua perfeita razão de ser.

 

"DEUS NOS DESTINOU A TODOS PARA O TRABALHO, MAS ESTE PARECE SER, DE MODO PARTICULAR, UM DEVER DOS POBRES."